Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

15_99

É já no próximo sábado, 11 de agosto, que será exibido na Casa do Povo de Soajo o filme A Aldeia Solitária. A curta-metragem, baseada no livro Manual de Ramil, de Manuel Rodas, será exibida após a apresentação da reedição do livro Por Soajo, de José de Sousa Rodas. A sessão arranca por volta das 21.00.

Segundo disse ao blogue Soajo em Notícia o realizador Carlos Silveira, “o filme está dividido em duas partes: a primeira recupera a experiência que Manuel Rodas viveu em criança, tal como é narrada por ele no livro; a segunda veicula a mensagem de que temos de fazer alguma coisa para combater a desertificação das terras do interior”.

A iniciativa germinou há dois anos, por acaso, quando o realizador em trabalho de filmagens no Parque Nacional ruma à vila de Soajo, onde adquire o volume Manual de Ramil. “Gostei muito do livro e, depois de contactar o autor, decidimos transformá-lo em filme”, conta Carlos Silveira, que guarda na memória as imagens de uma Várzea despovoada e dos espigueiros em ruínas.

“No interior de Portugal, há muito que o tempo passou e todos se esqueceram dos que ousaram ficar pelo interior rural. E o êxodo não é só humano. [Tudo foi] desaparecendo do interior. Só restam as aldeias solitárias, abandonadas e as recordações da casa da floresta, das desgraças e das tristezas, do medo e das partidas, das cantigas e das danças, da esperança”, lê-se na ficha de promoção da curta-metragem, que tem cerca de 24 minutos de duração.

Três notas finais: A Aldeia Solitária tem textos de Manuel Rodas e Carlos Silveira, recorre a não-atores de Soajo e incorpora filmagens (que são autênticas relíquias) de António Neto.

thumbnail_IMG_5038

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.