Frutos do outono na serra de Soajo
Há quem veja o outono como o fim de um ciclo, mas este tem o seu lado bom: é a altura de colher os frutos. E por estes dias, cada vez mais pequenos, há muitos tesouros a despontar na serra de Soajo e nos pomares: os cogumelos começam a brotar nos bosques, os ouriços e as nozes a cair, a azeitona a tingir-se de preto…
Um dos frutos mais apreciados da época é a castanha. Ingrediente central na dieta de montanha desde os primórdios da humanidade (muito antes da chegada da batata ou do milho), a castanha é famosa pelo seu mercado de rua e na maioria dos lugares de Soajo não falta o tradicional magusto regado com vinho novo, convívio quase sempre animado ao som de concertina.
Com as primeiras chuvas pós-verão nascem sempre os cogumelos e a serra de Soajo é um repositório de dezenas de variedades, muitas das quais aptas para o consumo humano, logo sem efeitos secundários indesejáveis. Mas, não obstante a grande quantidade de informação disponível, a colheita por conta própria continua a não ser aconselhada pelos riscos que acarreta para a vida humana (há cogumelos venenosos que intoxicam, podendo ser fatais por vezes).
Também as nozes dizem muito desta época com o cheiro da terra húmida e a mudança de cor da paisagem a marcar a transição de estações.
Fotos | Teresa Araújo, Soajo em Notícia e Internet