Gente da Terra em destaque no estrangeiro
De tempos a tempos, este espaço dedicado a Soajo tem divulgado personalidades da Terra com alguma notoriedade além-fronteiras, sobretudo pelas qualidades profissionais e vocacionais, do desporto ao associativismo, da indústria à rádio, da gastronomia à aviação, das lides políticas à formação profissional, da cultura ao voluntariado…
Hoje, é a vez de dar a conhecer o mais recente projeto do chef Luís Fernandes (apresentado em tempos por este blogue) em terras espanholas, por um lado, e o novo livro de Fernando Pires, que será lançado este mês no Canadá, por outro.
É notícia esta semana na província de Salamanca. O soajeiro Luís Fernandes inaugurou, no passado dia 10 de outubro, o restaurante ‘Al Punto – Espacio culinario’, na cidade homónima de Salamanca, na presença de muitos profissionais da área, entre grandes cozinheiros, hoteleiros e distribuidores de produtos alimentares. O evento serviu para apresentar ao público um espaço multifuncional, com 96 metros quadrados, duas cozinhas, bem como uma sala para reuniões e festas particulares (ou familiares). O empreendimento está disponível para atividades de negócios, arte de cozinhar ao vivo, degustação e formação profissional.
Segundo o jornal eletrónico salamancartvaldia.es, o restaurante que Luís Fernandes recém-inaugurou “possui um ambiente versátil […] e adaptado às necessidades do cliente, tanto para atividades empresariais […] como para degustações de produtos, ações de formação profissional, apresentações […]. Para além disso, oferece consultoria culinária e cursos diferenciados para profissionais e não profissionais interessados no setor da culinária”, lê-se no artigo.
Luís Fernandes, de 45 anos, tem várias formações na área da gastronomia (nutrição, dietética, linha de frio, confeção de refeições sem glúten). Costuma dizer que a formação profissional é uma ferramenta importante para progredir, sendo uma ótima aliada da vocação, potenciando a inovação. “Temos de estar sempre à procura de uma maneira de inovar, mas o mais importante para um chefe de cozinha é conseguir surpreender os clientes”, contou Luís Fernandes em entrevista ao Correio do Minho.
Também na área da cultura, os soajeiros dão que falar longe da terra natal. É já no próximo dia 18 de outubro (por volta das 18.00) que Fernando Pires lança o livro A Vontade como Liberdade de Pensamento”.
A apresentação realizar-se-á no salão de atividades culturais Alfred Dallaire MEMÓRIA (2.º andar), 4231 Boulevard St. Laurent, em Montreal (Canadá).
Fotos de Luís Fernandes: salamancartvaldia.es e João Gonçalves de Brito Cunha