Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

A brigada de sapadores florestais, afeta à Assembleia de Compartes de Soajo, está a proceder à remoção mecânica das espécies arbustivas que pululam em área baldia no lugar de Paradela (Soajo).

“Encontra-se em curso um processo de eliminação de giestas e de outra vegetação arbustiva que está muito desenvolvida, além do arranque de eucaliptos de pequeno porte nas proximidades da estrada para salvaguardar uma faixa de segurança ”, disse ao blogue Soajo em Notícia a presidente do Conselho Diretivo dos Baldios, Cristina Martinho. 

Deteção de comportamentos de risco na floresta

Devido à ocorrência de um grande número de ignições no Alto Minho – 145 ignições só nos primeiros 26 dias do mês de julho – foi decidido, esta semana, em reunião da Subcomissão Distrital de Proteção Civil, pelo presidente Miguel Alves, que os municípios da região passem a “implementar sistemas de videovigilância de deteção de incêndios” para “permitir às forças de segurança uma rápida intervenção”.

Com o intuito de prevenir comportamentos de risco, será reforçado “o efetivo de patrulhamento e vigilância das autoridades, nomeadamente em espaços rurais e florestais”, tendo em conta que “a maioria […] das ocorrências tem origem […] no uso do fogo junto de áreas florestais”, alerta o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo.

Por outro lado, “foi solicitado à tutela o reforço de meios, em particular de efetivos das forças de segurança, para vigilância mais ativa das áreas florestais de modo a colmatar e minimizar o desenvolvimento de novas ocorrências”.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.