Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

O rio Lima, nomeadamente as albufeiras de Soajo/Lindoso e de S. Jorge/Touvedo, encontra-se infestado de algas e, devido à inércia das autoridades, os vestígios da erva-pinheira estão a alastrar no referido curso de água. A contaminação motivou em dias recentes uma inquirição ao Governo Central por uma deputada da Assembleia da República.

Atendendo à gravidade da situação, a deputada Carla Cruz (PCP), em visita recente ao Alto Minho, inteirou-se da infestação (por microalgas) que afeta o rio Lima e das consequências que daí podem advir para a contaminação da água. Nessa diligência, os representantes da Associação que acompanhou a delegação do PCP informaram que “a existência de uma mancha muito expressiva da erva-pinheira […] se deve à presença de nitratos na água”.

No seguimento desta ação no terreno, a parlamentar comunista, “ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis”, questionou o Ministério do Ambiente sobre “se o Governo confirmava ou não a existência desta espécie invasora”, solicitando ainda informação sobre “quais as causas para a existência da erva-pinheira nas albufeiras de Soajo/Lindoso e S. Jorge/Touvedo”.

No requerimento, o PCP pergunta, também, se o Governo Central tem estado “em contacto com as autoridades galegas para acompanhar esta matéria”.

Por fim, a deputada eleita pelo círculo de Braga pretende saber quais as “medidas que vão ser tomadas pelo Governo, através da Agência Portuguesa do Ambiente, para monitorizar e controlar esta espécie” ao longo da bacia do Lima.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.