Já se “respira” Natal na escola de Soajo…
Há dias que a população escolar entrou no espírito da época e os preparativos natalinos têm vindo a contagiar toda a comunidade à volta da quadra.
Cientes da importância de adotarem comportamentos amigos do ambiente, as crianças do pré-escolar e os alunos da Escola Básica Eira do Penedo (instituição com estatuto de Eco-Escola) construíram um presépio com máximo aproveitamento de materiais reciclados.
Para além deste símbolo alusivo ao Natal, e a exemplo de anos transatos, a escola de Soajo, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Soajo e a Junta de Freguesia, tem a sua árvore de Natal (feita de paletes) a enfeitar a Praça Municipal de Arcos de Valdevez (fronteira aos Paços do Concelho), espaço no qual avultam muitos elementos reutilizados, quer pelas instituições de solidariedade social, quer pelos restantes centros escolares, quer ainda pelo associativismo arcuense.
Por outro lado, no âmbito da Festa de Natal que a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Valdevez proporcionam às escolas básicas e jardins-de-infância da rede pública, os meninos de Soajo têm mais do que treinados os talentos – danças, canções e coreografias – que vão desfilar esta terça-feira, 11 de dezembro, na Casa das Artes, num espetáculo que começa pelas 10.00.
Depois desta exibição que deixará o público completamente rendido, a quinta-feira, 13, promete ser uma experiência distinta para a comunidade escolar, que rumará à cidade de Braga. A atividade lúdico-pedagógica incluirá o visionamento do musical “Branca de neve e os 40 ladrões” no Braga Retail Center (da parte da manhã) e uma visita ao Centro Comercial Nova Arcada para descobrir a magia de Natal (depois do almoço).
Saúde-se a cortesia da Administração desta unidade, que acedeu a abrir, propositadamente, o programa das visitas ao Pai Natal (e fotografias na Ilha de Natal) na quinta-feira de tarde, quando, a priori, até 16 de dezembro, só deveria estar de portas flanqueadas às sextas, sábados e domingos.
Esta iniciativa, longe do recinto escolar, não acarretará qualquer encargo para os pais e/ou encarregados de educação, pois a Junta de Freguesia de Soajo, a Junta de Freguesia da Gavieira e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez financiam os ingressos para o musical, o almoço e o transporte, respetivamente.