Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 08.06.18

Levantado auto por construção de estrutura amovível para apoio a banhistas no largo contíguo ao Poço das Mantas

IMG_9178

A construção de uma barraca amovível para venda de bebidas, gelados e sandes a banhistas no largo fronteiro ao Poço das Mantas motivou o levantamento de um auto de notícia, no seguimento de uma denúncia feita ao Parque Nacional, por, alegadamente, a estrutura de madeira se encontrar em domínio baldio.

Depois de a Assembleia de Freguesia de Soajo ter aprovado, no passado dia 20 de abril, uma proposta de taxas para explorar espaços de lazer e lagoas, a Junta de Freguesia acordou entregar ao Clube de Caça e Pesca de Soajo a concessão do espaço contíguo às lagoas das Mantas para a época balnear que está à porta. Mas a infraestrutura em fase de construção foi objeto de fiscalização com levantamento de auto para averiguação.

Inconformado com este travão à “cabana”, o presidente da Junta de Freguesia de Soajo desfia uma série de razões para legitimar a iniciativa. “Primeiro de tudo, a Assembleia de Freguesia aprovou uma proposta da Junta no sentido de se implementar uma tabela de taxas para exploração de espaços de lazer e zonas de banhos. Depois, é importante referir que esta é uma construção amovível, não descaracteriza a área nem se mexeu na terra, para além de estar em local público e de ao redor haver mesas para piqueniques”, diz Manuel Barreira da Costa.

Também o presidente do Clube de Caça e Pesca de Soajo defende a licitude do projeto e as virtualidades da iniciativa. “Depois de aprovadas as taxas nos órgãos próprios, a gente [Clube de Caça e Pesca] prontificou-se a fazer um protocolo com a Junta de Freguesia de Soajo. É uma coisa engraçada de madeira e com cobertura feita de casqueira… Vai criar um posto de trabalho sazonal e assegurar a limpeza do largo/parque de piqueniques onde se costumam juntar em certos dias de verão mais de cem pessoas”, sublinha António Cerqueira.

 ***

Cinco perguntas a António Cerqueira

“Vamos fazer tudo para ter o espaço a funcionar no próximo mês de julho”

  1. Como é que o Clube de Caça e Pesca de Soajo recebeu a informação do levantamento deste auto de notícia?

Recebemos mal, não estávamos à espera. Agora que estávamos a fazer uma construção amovível para prestar apoio aos banhistas, aparece, de repente, esta queixa…

  1. Que diligências é que o Clube de Caça já fez ou vai fazer?

Já iniciámos os contactos. Estamos a resolver o problema para que isto não assuma outras repercussões.

  1. Acredita que o projeto acabará por vingar? Em que altura é que a barraca entrará em funcionamento?

Sim. Isto foi um mero imprevisto, mais um entrave ao progresso de Soajo, mas vamos fazer tudo para ter o espaço a funcionar no próximo mês de julho. Há várias entidades empenhadas, incluindo a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

  1. O que é que o equipamento vai disponibilizar aos banhistas?

Bebidas, gelados, sandes, café e, eventualmente, casas de banho…

  1. Esta nova oferta sazonal vai dar trabalho a quantas pessoas?

Vai dar trabalho a uma pessoa da terra. O recrutamento será feito por concurso.

IMG_9183

IMG_9175

IMG_9168

IMG_9189

IMG_9192

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:36



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2018

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930