Neve na primavera
A neve que caiu na madrugada do dia 23 de março cobriu de branco os lugares e sítios mais altos de Soajo. Apesar disso, as estradas estiveram sempre transitáveis.
Depois de dias soalheiros, o “pulmão” do Parque Nacional é confrontado com um raro fenómeno meteorológico: neve na primavera. A serra de Soajo e o Mezio ficaram "decorados" de branco, como as fotos bem documentam. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a neve que caiu deveu-se à conjugação de precipitação com temperaturas baixas.
A despeito do nevão, a circulação automóvel fez-se sem percalços. O soajeiro Joaquim Franqueira relatou ao blogue Soajo em Notícia a sua experiência. “Apesar da muita neve que caiu, não tive problemas em fazer, hoje [quinta-feira, 23 de março], a viagem da Várzea aos Arcos”. E o dia de aulas decorreu normalmente para a população escolar que se deslocou para a sede do concelho.
Embora as previsões apontassem neve a cotas relativamente baixas, poucos curiosos acorreram à serra para descobrir o prazer de mexer na neve em finais de março. Talvez por ser dia de trabalho e pelo inesperado da situação.
Mas o ótimo é “inimigo” do bom e, nos casos em que a neve se fixou no solo, há o receio de as folhosas plantadas, em tempos recentes, no Mezio, terem sofrido “queimaduras” irreversíveis.
A quem interessa desinformar?
Alguns órgãos de comunicação social teimam em repetir erros grosseiros, confundindo freguesias com lugares e sítios.
Ora, o Mezio, ao contrário do que tem sido escrito, não é freguesia de Arcos de Valdevez, mas, sim, um sítio-tesouro de Soajo.
Fotos: Blogue Soajo em Notícia e Teresa Cerqueira.