Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 19.10.18

“Novas” placas à entrada da freguesia e sinalização das lagoas

IMG_6446A Junta de Soajo está a instalar um conjunto de placas para orientar as pessoas que visitam o território e para valorizar algum do património (natural e arquitetónico) existente na freguesia, concretizando uma necessidade detetada há bastante tempo.

Reaproveitando algumas das antigas placas, excedentes após a colocação dos novos painéis de “Bem-vindo”, os serviços da Junta estão a deslocalizar essas placas de fundo verde que estavam implantadas à entrada da vila soajeira (em Aqui d’el Rei e Fontelas, por exemplo) para as duas entradas/saídas a sul da freguesia de Soajo (em Britelo e Ermelo).

Como já se pode ver na placa, entretanto, colocada na fronteira com Britelo, a Junta de Freguesia, antes do topónimo Soajo, removeu (apagou) a inscrição “Vila de”, sendo que este (antigo) dístico irá ser substituído pela expressão “Freguesia de [Soajo]”, que será grafada em autocolante, segundo disse ao blogue Soajo em Notícia o autarca Manuel Barreira da Costa. Mas esta será uma solução transitória, pois existe a perceção de que a informação “Freguesia de Soajo” diverge do mapa plasmado na placa, o qual apenas diz respeito à vila de Soajo.

Outra intervenção em dias recentes prende-se com a colocação de sinalética informativa nas famosas lagoas de Soajo (Poço da Banheira, Poço das Canejas, Poço do Bento, Poço Negro e Poço das Mantas), bem como a indicação da Ponte da Ladeira na berma da estrada que ladeia o caminho que dá acesso a este belo exemplar. As placas, num registo artesanal de muito bom gosto, valorizam estes autênticos “tesouros”, fazendo-se, ao mesmo tempo, um uso certeiro das matérias-primas locais (madeira).

E o que pensa a Junta fazer em relação ao restante património que não tem qualquer informação ao visitante/turista? O presidente da autarquia soajeira responde à pergunta: “Também é nosso objetivo colocar placas sinaléticas nos miradouros e nas lagoas dos lugares. Neste sentido, como ficou evidenciado na apresentação do Plano-piloto do Parque Nacional no passado dia 12 de outubro, acreditamos que, através do Parque [ICNF], se pode fazer um bom trabalho neste âmbito”, sublinha Manuel Barreira da Costa, que lembra o caso do bem-sucedido circuito dos moinhos, resultado de um projeto relacionado com a valorização da rede de trilhos.

De referir que, na Assembleia de Freguesia de 7 de setembro último, a oposição recomendou à Junta a constituição de uma comissão para recuperação e valorização do património da freguesia que se encontra em estado de degradação ou subaproveitado, sendo expectável que deste grupo de trabalho (que ainda não está criado) resultem contributos importantes para potenciar as riquezas naturais e arquitetónicas de Soajo.

IMG_6444

IMG_6456

IMG_6449

IMG_6457

IMG_6463

IMG_6469

IMG_6465

 

IMG_6476

IMG_6478

IMG_6491

IMG_6485

IMG_6487

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:37



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031