Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 26.04.18

Novos atrasos no serviço do grupo AVIC-Salvador na linha Soajo-Arcos de Valdevez

IMG_8844

O autocarro do grupo AVIC-Salvador que faz a circuito entre Soajo e Arcos de Valdevez (e vice-versa) saiu daquela localidade serrana com cerca de uma hora de atraso em dois dias seguidos (23 e 24 de abril). Estes episódios, a juntar a outros ainda bem presentes, fazem avolumar as queixas de alunos, pais e encarregados de educação contra a empresa, mas esta alega que na origem das ocorrências mais recentes estão “atos de maldade” para inutilizar o veículo no início da linha (em Paradela).

Depois de a empresa ter admitido culpa própria no caso que motivou o não cumprimento do horário de saída de Soajo no passado dia 2 de março (que foi devido a “manuseamento deficiente do motorista de um mecanismo do autocarro”), já em relação aos atrasos verificados no início desta semana, o administrador do grupo AVIC e representante da Salvador rejeita quaisquer responsabilidades internas. “Aconteceram dois atos de sabotagem contra o veículo estacionado em Soajo [Paradela]. De domingo para segunda-feira, alguém descarregou a bateria (esta tinha sido substituída há pouco tempo) e, de segunda para terça, foram cortados os fios no quadro elétrico… É gente que sabe onde está o autocarro”, acusa Ivo Cunha, adiantando que os “dois casos foram reportados à GNR”.

Nas duas situações, com o autocarro imobilizado no início da linha (em Paradela), a alternativa do grupo AVIC-Salvador foi escalar uma segunda viatura, que se fez à estrada saindo do ponto de recolha com impossibilidade de cumprimento de horários, dado o adiantado da hora e a distância a percorrer até ao destino. Enquanto isso, uma velha carrinha do grupo providenciou o transporte dos passageiros de Paradela e Cunhas até à vila de Soajo.

Segundo Ivo Cunha, os fatores externos desfavorecem a atividade da empresa. “Têm acontecido coisas anómalas e puros atos de vandalismo contra a frota… Há dias, partiram um vidro a um veículo da AVIC na Central de Camionagem de Ponte de Lima. Nos Arcos, para obviar a estas situações, já pedimos uma reunião ao vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Hélder Barros, com vista à instalação urgente de um sistema de (vídeo)vigilância na Central de Camionagem de Arcos de Valdevez, para além de já termos feito sentir à GNR da importância de fazer umas rondas noturnas”, sublinha Ivo Cunha.

Paradoxalmente, por esses dias, um grupo de pais/encarregados de educação remeteu um abaixo-assinado para três entidades (Câmara, Agrupamento de Escolas de Valdevez e AVIC-Salvador), na decorrência de repetidos atrasos nos horários de serviço, com transtornos para a comunidade escolar (e não só). Nele, é solicitado ao grupo AVIC-Salvador o "cumprimento escrupuloso dos horários", assim como a disponibilização de um autocarro que “ofereça as máximas condições de segurança e de conforto, e que o mesmo esteja dotado dos obrigatórios cintos de segurança”. 

Sobre o conteúdo do documento rececionado no escritório, o responsável da empresa frisa que “Soajo tem, hoje, a melhor viatura de sempre nesta linha”, estando o “veículo dotado de todas as condições, incluindo ar condicionado”.

IMG_5741

IMG_8841

IMG_8850

IMG_8860

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 19:05



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930