Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Os utentes da linha Paradela-Soajo-Arcos de Valdevez manifestam desagrado pelo serviço que a operadora de transportes está a prestar, tendo remetido uma carta à empresa, bem como à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal, a dar conta de uma série de anomalias. Nela, é solicitado o máximo empenho das entidades com competências na área no sentido de sanar os problemas identificados, “por um serviço de transporte que ofereça segurança e que cumpra a legislação publicada, bem como as regras sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde”.

Os passageiros, pais e encarregados de educação dos alunos de Soajo que frequentam várias instituições do Agrupamento de Escolas Valdevez pedem, especificamente, à operadora que: “disponibilize gel desinfetante aos utilizadores em todos os serviços que a empresa faz na linha Soajo-Arcos de Valdevez (e vice-versa), verificando se há efetivamente material de desinfeção suficiente para a obrigatória desinfeção das mãos à entrada e à saída do autocarro e do centro de coordenação de transportes”; “garanta, por cada circuito a realizar, a adequada limpeza e desinfeção do espaço interior do autocarro, com especial atenção à desinfeção das áreas físicas de maior contacto e exposição”; “reduza a lotação do transporte para assegurar o distanciamento entre utilizadores e o cumprimento da legislação vigente, colocando um segundo veículo a efetuar o referido circuito, pelo menos às segundas e quartas (dias em que se regista uma maior procura), para evitar a sobrelotação, com riscos agravados de propagação do coronavírus”; e assegure a realização do mesmo circuito na ida e na volta da carreira de Soajo, evitando a deslocação ao final do dia à freguesia de Grade, com o inconveniente cruzamento de utilizadores de localidades diferentes”.

Os remetentes acrescentam que “não serão permitidos facilitismos em relação às medidas de segurança e higiene” preconizadas pelas autoridades competentes, lembrando que “o sucesso da saúde pública também depende da colaboração das empresas de transporte”.

Os passageiros frisam ainda que “a ciência já provou que o risco de transmissão aumenta com a exposição a um número elevado de pessoas, especialmente em ambientes fechados”, pelo que “os transportes públicos, pelas suas características específicas, podem ser locais de transmissão da doença provocada pelo SARS-CoV-2. Por isso deve a operadora adotar, quanto antes, as medidas necessárias para assegurar a minimização da transmissão da Covid-19”, defendem os utentes.

 

Operadora visada diz que cumpre orientações

Confrontada com as queixas, a operadora de transportes garante que “as viaturas utilizadas na realização das carreiras foram distribuídas de forma a cumprir os 2/3 da lotação imposta pela legislação em vigor, pelo que nenhuma viatura da AVIC-Salvador está a incumprir”, acrescentando a administração do grupo que “as viaturas que realizam serviço de carreira foram ativadas com base nos serviços mínimos concertados com as autoridades de transportes municipais e intermunicipais”. Admite, no entanto, que, “se as autoridades de transportes assim o entenderem, a AVIC dará resposta dentro das suas capacidades à colocação [na estrada] de mais viaturas”.

Quanto à alegada falta de material de higienização, a empresa alega que “não é obrigatório o gel desinfetante na realização de carreiras de serviço publico de passageiros”,

Mas, segundo a legislação vigente, os operadores “devem disponibilizar, para trabalhadores e utilizadores, uma solução antissética de base alcoólica ou outra solução à base de álcool”, bem como “garantir o reforço da frequência e a adequada limpeza e desinfeção das superfícies, com especial atenção às áreas de maior contacto e exposição”.

Foto | Internet

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.