O ato de instalação da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, ocorrido no passado dia 11 de outubro, assinalou a tomada de posse de quatro – dos cinco – soajeiros eleitos nas eleições de 26 de setembro. Presidiu à cerimónia que marcou a investidura dos membros eleitos o presidente da Assembleia cessante, Francisco Araújo.
Depois da leitura da ata de instalação, os eleitos, um a um, procederam ao juramento e à respetiva assinatura. Diretamente para o plenário municipal foram sufragados pelos eleitores arcuenses os deputados soajeiros Miguel Rodas (PSD), Ana Lage (PS) e Rui Araújo (PS). A estes, junta-se, por inerência, o novo presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Alexandre Gomes (PSD).
A deputada Sandra Barreira, eleita nas listas da CDU, por imponderáveis de saúde, não tomou posse na passada segunda-feira, mas também ela integrará o órgão municipal com poderes deliberativos.
Compõem a Assembleia Municipal 73 membros (53 homens e 20 mulheres), 37 dos quais eleitos diretamente por quatro forças políticas: PSD (22 deputados), PS (12), CDS (2) e CDU (1).
Os restantes 36 elementos são os presidentes de junta que, por inerência, têm assento no órgão deliberativo.