Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

O Rancho Folclórico da Associação dos Amigos de Vilarinho das Quartas participou no Desfile Nacional do Traje Popular Português, que se realizou no passado sábado, 14 de setembro, em Vila Nova de Gaia.

Pelo segundo ano consecutivo, o Rancho de Vilarinho das Quartas evidenciou a uma plateia de especialistas o valoroso projeto que tem vindo a fazer no âmbito da história e da cultura tradicional de Soajo, mercê de um extraordinário trabalho de pesquisa e de recriação etnográfica.

Dado o impacto dos meios audiovisuais na comunicação e difusão desta grande realização, merece destaque a reportagem que a SIC emitiu do Cais de Gaia, numa bonita peça que remata com o som de fundo das cantadeiras do Rancho de Vilarinho das Quartas.

Para além do grupo de mulheres que cantou e apresentou os quadros típicos da Terra, é justo referir o desfile dos trajes domingueiros e o cortejo dos lavradores mais abastados, sem esquecer o “passeio” das vestes de montanha.  

Segundo a comunicação social de âmbito nacional, o cortejo, organizado pela Federação do Folclore Português, contou com cerca de 1500 figurantes, todos eles dignos representantes da etnografia das várias regiões de Portugal.

A assistência que compôs a bancada instalada no Cais de Gaia gostou e aplaudiu este 34.º Desfile Nacional do Traje Popular.

No fim, sobra a conclusão de que o Rancho de Vilarinho das Quartas deu um passo mais para ser admitido pela Federação do Folclore Português como membro efetivo.

 

Fotos cedidas pelo Rancho de Vilarinho das Quartas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.