Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 11.12.18

Soajeira na origem da futura parceria entre Antony e Arcos de Valdevez

Rosa0No passado dia 7 de dezembro, sob proposta da soajeira Rosa Macieira Dumoulin, o Município de Antony (cidade nos arredores de Paris) votou a favor da celebração de um protocolo de cooperação e de amizade com a vila de Arcos de Valdevez.

“Sinto orgulho por ter apresentado este projeto. A amizade entre os dois países foi honrada. Agradeço por isso a todos os eleitos”, congratula-se Rosa Macieira Dumoulin, conselheira municipal em Antony, que conta ao blogue Soajo em Notícia o que lhe veio à cabeça no momento em que foi votada a proposta.

“Pensei no meu pai com uma grande emoção. Ele nunca duvidou de mim. Hoje, eu represento a República Francesa e difundo fora de portas a vila de onde sou originária”, declara Rosa Macieira Dumoulin, “feliz” por espalhar o nome de Soajo por terras de Antony, onde “muitos munícipes até já querem visitar os Arcos”.

Por seu lado, o edil João Manuel Esteves, em recente reunião de Câmara, já tinha adiantado à vereação arcuense o “desenvolvimento de contactos com o Município de Antony”, proferindo, nessa ocasião, palavras de reconhecimento pelo dinamismo de Rosa Macieira Dumoulin, que, de modo cortês, devolve os encómios:

“Isto só foi possível graças ao entusiasmo e generosidade de João Manuel Esteves”, admite a conselheira municipal, anunciando, para breve, a visita ao concelho de Arcos de Valdevez de uma comitiva de Antony, liderada pelo presidente da Câmara da cidade que tem cerca de 60 mil habitantes.

Quem é Rosa Macieira Dumoulin?

Nasceu em França (há 53 anos), mas tem as suas “raízes” em Soajo, onde tem passado curtas temporadas no estio.

Desde 2007 que é autarca em Antony 92. Desempenha, neste Departamento, as funções de conselheira municipal para o público sénior e de delegada para os assuntos europeus.

Antes, tinha sido adjunta de Direção no Grupo Korian (líder europeu no acompanhamento de camadas vulneráveis, nomeadamente terceira idade e doentes).

Em entrevista concedida em 2016 a este blogue, Rosa Macieira dizia ver na política a arte do “impossível”, por aquilo que esta permite fazer: “mover montanhas”.

Exortava, por isso, a comunidade portuguesa radicada em França a participar mais no destino da nação que tem estado nos últimos tempos nas bocas do mundo pela revolta dos “coletes amarelos”.

10421166_10205378243562068_4510290747706133190_n

13615320_10209907176542562_6027594810987945644_n

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:38


2 comentários

De Anónimo a 13.12.2018 às 14:12

Esta Soajeira parece ser descendente de um antigo JUIZ DE SOAJO chamado João Enes Macieira. Se o for, di-lo-ei quando consultar o meu arquivo mais detalhadamnente.
Francamente que gostaria que os SOAJEIROS e os descendentes de SOAJEIROS, se esforçassem mais em relacionar as suas terras terras de nascimento com a Vila e Freguesia de SOAJO.
O Dr. Félix Alves Pereira escreveu, em 1914, o seguinte: «Soajo é hoje, uma freguesia,como qualquer outra», com APENAS «4 lugares, qual deles mais serrano»!
QUE ASNEIRAS MEU DEUS!
Se nalguns aspectos defendeu Soajo, este ilustre arcuense, não deixou também de desancar Soajo e os Soajeiros. Apesar de ter feito com que as construções dolménicas fossem levadas à categoria de Monumento Nacional com o nome «ANTAS DA SERRA DE SOAJO» em 1910, e ter defendido o nome da serra, talvez por críticas de alguns dos influentes arcuenses mudou de posição quanto ao nome da serra!
De facto escreveu estas BARBARIDADES, estes DISPARATES estes DESATINOS, que cito a seguir: «Esta serra não tem nem jamais teve outro nome genérico senão» o de Outeiro Maior!
Onde fez a instrução primária o Dr Félix? É ESPANTOSO este dito porque os muitos compêndios escolares referiam ABUNDANTEMENTE um nome genérico desta serra! Muito predominantemente com o nome de «SERRA DE SOAJO» até 1907! E depois desta data porque o nome «SERRA DE SOAJO» foi desterrado por VÁRIOS AUTORES DE GRANDE NOMEADA para o sul do rio Lima!
Também REPUDIOU, RENEGOU, a categoria de VILA da sede de SOAJO, como concelho e freguesia, quando entre 1527 e 1535 foi criada a VILA DE SOAJO! Em 1535 já documento OFICIAL contém várias vezes a designação de vila! E mais tarde, pelo menos a partir dos anos de 1600 aparece revelado às centenas, referência à Vila de Soajo!
Incrível foi também a apresentação, em desenho, do único exemplar do canastro em madeira EXISTENTE em SOAJO, que eu bem conheci, como representativo dos canastros de guardar as espigas de milho, apesar de ter mencionado os canastros de pedra da Eira do Penedo!
Vários arcuenses quiseram no passado, DEPRECIAR, rebaixar, humilhar, SOAJO, mas INFELIZMENTE CONTINUAM A FAZER O MESMO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS [2018]!
Jorge Ferraz Lage

De Soajo em Noticiário a 13.12.2018 às 16:47

Muito gostaria que o notável «Soajo onde Portugal também começou» e, ainda «Onde também com a AJUDA DE DESTEMIDOS SOAJEIROS, APÓS 1640, PORTUGAl TAMBÉM RENASCEU E CONTINUOU», ocupasse o lugar de DESTAQUE que por deveres de justiça e direito lhe são devidos.
Mas a lamentável OFUSCAÇÃO que muitos arcuenses lhe têm imprimido muito o prejudicam!
O SOAJO, DA REAL MONTARIA e, O SOAJO, CABEÇA DA MONTARIA DOS LOBOS, tem sofrido muitos muitos AGRAVOS, muitas OFENSAS, muitos DANOS, muitos enfraquecimentos tanto no plano material mas também no plano CULTURAL por investidas de alguns arcuenses sem escrúpulos!
O SOAJO berço de uma notável RAÇA CANINA DE PORTUGAL, que foi a preferida dos REIS DE PORTUGAL, ao longo de séculos e séculos, continua a ser DESPREZADO também nesta admirável vertente pelo PODER MUNICIPAL!
O SOAJO, da prodigiosa RAÇA CANINA - «CÃO SABUJO DA SERRA DE SOAJO» - que concorreu, segundo indicadores
muito relevantes, para originar a fantástica raça do cão LABRADOR RETRIEVER, tem assistido a ATAQUES INFAMANTES e muito desprezíveis por parte de autarcas municipais arcuenses!
Por tal é dever dos SOAJEIROS não mostrar agrado perante quem COLONIZA, DESFIGURA, MALTRATA E APAGA MARCADORES NOTÁVEIS DA TERRA QUE OS ANTEPASSADOS SOAJEIROS MUITO PREZARAM E NOS LEGARAM!
DEVE-SE CONTINUAR A DEFENDER ESTES EMBLEMÁTICOS ÍCONES QUE ORGULHAM OS SOAJEIROS E OS DESCENDENTES DE SOAJEIROS!
ENGRANDECER OS «ARCOS», e ESQUECER O MILENAR «SOAJO» NÃO É COMPORTAMENTO ACEITÁVEL POR PARTE DE QUEM TEM CONSCIÊNCIA QUE, INJUSTAMENTE, SOAJO, É MUITÍSSIMO LESADO NOS SEUS INTERESSES CULTURAIS E HISTÓRICOS!
TODOS OS VALORES DO ACTUAL MUNICÍPIO DEVEM MERECER IGUAL RESPEITO E CONSIDERAÇÃO!
JÁ É TEMPO DE ACABAREM COM ATITUDES MESQUINHAS POR ACÇÕES OU POR OMISSÕES!
Jorge Ferraz Lage

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031