Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Nas autárquicas realizadas no passado domingo, a soajeira Rosa Macieira Dumoulin, conselheira municipal em Antony (cidade nos arredores de Paris), foi reeleita à primeira volta na lista do maire, Jean-Yves Senant (Direita). A lista vencedora obteve 38 dos 49 lugares no Conselho Municipal. Rosa Macieira Dumoulin será a futura “maire adjointe” da cidade, segundo adianta o LusoJornal.

Com 21,85%, a lista de Sylviane Aschehoug (Esquerda) conseguiu eleger cinco conselheiros, a candidatura encabeçada por Nadia Desbois (La République En Marche), com 14,18%, obteve três conselheiros, e a segunda lista da Direita, liderada por Isabelle Lajeunie, apurou três conselheiros municipais, com 11,5% dos votos.

Nestas autárquicas de Antony, votaram 17 388 dos mais de 41 500 eleitores da cidade, o que equivale a uma taxa de 58,13% de abstenção.

Perfil Rosa Macieira Dumoulin

Nasceu em França (há 54 anos), mas tem as suas “raízes” em Soajo, onde, sempre que possível, passa curtas temporadas durante o estio.

Foi sob iniciativa de Rosa Macieira Dumoulin que, no verão passado, se procedeu à assinatura do protocolo de geminação entre Antony e Arcos de Valdevez. Na altura, a autarca referiu “sentir orgulho por ter apresentado o projeto que honra a amizade entre os dois países”.  

Mas o palmarés político de Rosa Macieira Dumoulin leva mais de uma década. Desde 2007 que é autarca em Antony 92. Desempenhava até agora, neste Departamento, as funções de conselheira municipal para o público sénior e de delegada para os assuntos europeus.

Antes disso, tinha sido adjunta de Direção no Grupo Korian (líder europeu no acompanhamento de camadas vulneráveis, nomeadamente terceira idade e doentes).

Entrevistada por este blogue em 2016, Rosa Macieira dizia ver na política a arte do “impossível”, por aquilo que esta permite fazer: “mover montanhas”.

Recomendava, por isso, a comunidade portuguesa radicada em França a participar mais no destino desta nação.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.