Flickr. O nome pode soar a estranho, mas é neste sítio da web que o soajeiro Joaquim de Jesus Neto armazena e partilha quase 9 mil fotografias sobre o Alto Minho (e não só), sendo Soajo o elemento aglutinador. O arquivo digital, deste antigo emigrante nos Estados Unidos da América (onde, atualmente, se encontra a passar uma temporada), é um precioso instrumento de divulgação de Soajo.
“Sou um apaixonado pelas paisagens e pelo património cultural e etnográfico, que procuro transportar para o site”, diz Joaquim de Jesus Neto, de 64 anos, que nos seus roteiros pelo território não dispensa nunca a máquina fotográfica.
As festas de Soajo, as recriações da Terra, as feiras de artes e ofícios tradicionais, o imenso património de Soajo, os encontros-convívio da comunidade, as iniciativas das coletividades locais, mas também as Feiras Novas (Ponte de Lima), o Pai Velho (Lindoso), o S. Bento (Ermelo, Gração, Cando…), entre outros pretextos, são apenas alguns dos 186 álbuns que Joaquim de Jesus Neto postou na rede, retratando, a cores e ao vivo, os usos e costumes do território.
A objetiva de Joaquim de Jesus Neto não passa, pois, ao lado do imenso património material e imaterial que Soajo abriga. Quedas de água e levadas, lagoas e cascatas, encostas e vales com belas vistas para o horizonte, fauna e flora, tocatas e dançares, romarias e romagens, que o zoom amplifica, de tudo um pouco pode ser visto e admirado na rede Flickr.
Chega-se ao portal digitando “Serra Brava de Soajo” e aqui encontra fotografias de qualidade. À distância de um clique…
Sem estabelecer rankings de popularidade, que nada dizem a quem muito faz por Soajo, é justo referir que António Neto (Tonais) é, por maioria de razão, um nome incontornável da fotografia. As exposições sobre os seus trabalhos são autênticos bilhetes de identidade da Terra que ele adora tanto como rostos, olhares e paisagens…
Fotos cedidas por Joaquim de Jesus Neto