Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 27.07.18

Soajeiro coautor do livro que será apresentado nas comemorações do centenário do fim da Primeira Grande Guerra

ajhefjh

Há um soajeiro a trabalhar há meses para as comemorações do fim da Primeira Grande Guerra, que serão assinaladas neste concelho no dia 11 de novembro de 2018, coincidindo com o centenário do Armistício. O protagonista de que se fala é Manuel Rodas, tal como Jorge Pires (enfermeiro e militar da Marinha, natural de Miranda), coautor do trabalho que já foi entregue na Câmara Municipal.

“O livro inclui o levantamento de mais de trezentos arcuenses que participaram na Primeira Grande Guerra [1914-1918]”, revela o edil João Manuel Esteves.

Com base nas pesquisas feitas, “a participação portuguesa – no dizer de Nuno Soares – teve uma característica muito própria: houve a frente europeia e, em larga escala, a frente africana. […] Toda a gente fala da Batalha de La Lys, mas a frente africana foi mais importante para a realidade de Portugal, que esteve mais envolvido na frente africana”, desvenda.

Segundo o chefe da Divisão Sociocultural, quando os dois estudiosos “começaram a analisar a documentação, verificou-se um pormenor que o livro regista muito bem: os militares, em vez de surgirem com o local de morte e de sepultura, aparecem associados a pontos com coordenadas”, conta.

“Essas coordenadas apontavam para o alto-mar, ou seja, muitos deles, quarenta e tal, faleceram no percurso do barco, vitimados por doenças, e foram sendo atirados ao mar. O mapa que faz a cartografia dos sítios onde eles foram lançados à água é impressionante! O nosso contingente foi o que sofreu mais com esta realidade”, acrescenta Nuno Soares.

Correlativamente, o elemento escultórico a inaugurar no referido 11 de novembro “vai ter estas duas dimensões, especificando a frente europeia, com um número inferior de baixas, e a tal frente africana”, conclui o responsável pela Divisão Sociocultural do Município.

O monumento será esculpido pelo artista Bruno Antunes.

MRFoto: Alamy (Arquivo)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:17



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031