Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Sexta-feira, 27.07.18

Soajeiro coautor do livro que será apresentado nas comemorações do centenário do fim da Primeira Grande Guerra

ajhefjh

Há um soajeiro a trabalhar há meses para as comemorações do fim da Primeira Grande Guerra, que serão assinaladas neste concelho no dia 11 de novembro de 2018, coincidindo com o centenário do Armistício. O protagonista de que se fala é Manuel Rodas, tal como Jorge Pires (enfermeiro e militar da Marinha, natural de Miranda), coautor do trabalho que já foi entregue na Câmara Municipal.

“O livro inclui o levantamento de mais de trezentos arcuenses que participaram na Primeira Grande Guerra [1914-1918]”, revela o edil João Manuel Esteves.

Com base nas pesquisas feitas, “a participação portuguesa – no dizer de Nuno Soares – teve uma característica muito própria: houve a frente europeia e, em larga escala, a frente africana. […] Toda a gente fala da Batalha de La Lys, mas a frente africana foi mais importante para a realidade de Portugal, que esteve mais envolvido na frente africana”, desvenda.

Segundo o chefe da Divisão Sociocultural, quando os dois estudiosos “começaram a analisar a documentação, verificou-se um pormenor que o livro regista muito bem: os militares, em vez de surgirem com o local de morte e de sepultura, aparecem associados a pontos com coordenadas”, conta.

“Essas coordenadas apontavam para o alto-mar, ou seja, muitos deles, quarenta e tal, faleceram no percurso do barco, vitimados por doenças, e foram sendo atirados ao mar. O mapa que faz a cartografia dos sítios onde eles foram lançados à água é impressionante! O nosso contingente foi o que sofreu mais com esta realidade”, acrescenta Nuno Soares.

Correlativamente, o elemento escultórico a inaugurar no referido 11 de novembro “vai ter estas duas dimensões, especificando a frente europeia, com um número inferior de baixas, e a tal frente africana”, conclui o responsável pela Divisão Sociocultural do Município.

O monumento será esculpido pelo artista Bruno Antunes.

MRFoto: Alamy (Arquivo)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:17


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031