Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Quinta-feira, 29.03.18

Soajo concorre à eleição da Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez

grwq

A Junta de Freguesia de Soajo procedeu, esta semana, à pré-inscrição no concurso de eleição da Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez, que, de modo inédito, passa a fazer parte integrante do Festivinhão. Este Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez realiza-se de 1 a 3 de junho, sob organização da Câmara Municipal e da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez.

A candidata, diz o Regulamento geral, deverá residir na freguesia e ser nomeada diretamente pela respetiva Junta. Cada autarquia deverá, ainda, nomear uma candidata suplente que, em caso de impedimento da primeira candidata, representará a respetiva freguesia.

Mas, em nome da transparência e da lisura de processos, seria conveniente fazer alterações à redação do articulado, pois, tal como está o Regulamento, corre-se o risco de a nomeação, pura e simples, levantar suspeitas (de favoritismo, por exemplo), mesmo que infundadas, caso a(s) indicada(s) tenham alguma relação familiar com os eleitos. É que, como diz o ditado, “à mulher de César não basta ser honesta, tem também de parecê-lo”.

Com o intuito de, eventualmente, desfazer tal equívoco, a Junta de Freguesia de Soajo tratou, já, de elaborar um Regulamento específico para a eleição da rainha das vindimas da freguesia de Soajo, cuja realização deverá ocorrer em finais de abril, sendo elegíveis “as jovens do sexo feminino residentes ou naturais de Soajo com idade superior a 15 anos (completados até ao dia 31 de dezembro de 2017), não havendo idade máxima para participar”.

Entretanto, ao concurso concelhio, a realizar no dia 1 de junho, serão apenas admitidas 12 candidatas. Mas, se houver mais de 12 concorrentes, como é que serão eliminadas as excedentes? Há pré-eliminatória? Certo é que as candidatas que desfilarem no Jardim dos Centenários deverão apresentar-se a concurso com três trajes diferentes (regional, roupa prática e vestido de noite).

O júri, constituído por vários elementos, vai eleger a Rainha das Vindimas, a 1.ª Dama de Honor, a 2.ª Dama de Honor e o Prémio Fotogenia. As concorrentes elegem entre elas o Prémio Simpatia. Às vencedoras de cada categoria serão atribuídos prémios, tendo a Rainha das Vindimas direito a um cabaz ofertado pelo comércio tradicional no valor de 300 euros.

A Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez representará o Município na 10.ª edição do concurso Rainha das Vindimas de Portugal que decorrerá, pelo outono, na localidade lisboeta de Alenquer.

O blogue Soajo em Notícia voltará oportunamente ao assunto.

***

Para saber mais contacte o número 258576747 ou o email jf-soajo@freguesiasdeportugal.com

Foto: Rádio Jornal Tejo (vencedoras do concurso de 2017 nas várias categorias)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:54



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031