Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 07.08.18

Soajo em destaque na revista “Time Out Lisboa”

LogoTimeOutLisboa

Soajo é, cada vez mais, recomendado como um destino de férias. Desta vez, a revista Time Out Lisboa aponta uma listagem de “coisas para fazer” em Soajo.

Na peça assinada por Ágata Xavier, pode ler-se que “há muitas razões para descobrir o Minho: mergulhar numa lagoa, visitar quem faz compotas e enchidos ou andar a cavalo”.

“O Minho é das regiões mais completas do país: tem serra, boa gastronomia, atrações históricas, vegetação, cascatas, ribeiros e, também, tem praia”, acrescenta-se.

Para a publicação dedicada à indústria do turismo, no topo das atrações para uma “escapadinha de verão” estão os espigueiros de Soajo, “um conjunto de 24 estruturas em granito que serviam para armazenar, secar e proteger os cereais”.

A este respeito, a publicação, com alguns lapsos de geografia, faz um paralelo com um monumento megalítico que dá fama a outra região de Portugal. “Se o Alentejo tem o Cromeleque dos Almendres, o Minho tem os espigueiros. […] O mais antigo [desse conjunto de 24] data de 1782. […] Não são completamente fechados, têm fissuras laterais para que o ar circule, e no topo são pontuados por uma cruz”, conta-se.

Sobre a oferta em termos de animação turística, sugere-se um passeio equestre no Centro Hípico do Mezio ou um mergulho nas “águas transparentes do Poço Negro”.

E, porque os turistas procuram histórias para levar na “bagagem” de regresso, a repórter junta uma “curiosidade” sobejamente conhecida dos locais: “eram de Soajo os cães que todos os anos se ofereciam aos reis – mais concretamente cinco cães sabujos da serra de Soajo. Esta dádiva levou a que, durante os séculos da monarquia, Soajo estivesse isento de pagar impostos”.

Os textos disponíveis na plataforma online da Time Out Lisboa foram publicados na semana passada.

tdytety

kleleaell

efdfdfFotos: Ágata Xavier (Time Out Lisboa)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:41


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2018

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031