Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

12 Ago, 2019

Soajo em festa

Já começaram as Festas da Vila de Soajo em honra de Nossa Senhora de Fátima, Santo António, São Sebastião e Nossa Senhora das Dores. A romaria, com data fixa no estio, de 12 a 15 de agosto, reúne, em simbiose perfeita, residentes, emigrantes e turistas.

Esta segunda-feira, a programação festiva tem um diversificado conjunto de atividades o dia todo. Logo de manhã, o ribombar sincopado do grupo ‘Os Amigos de Lindoso’ anunciou, com grande clamor, os quatro dias de festa. Depois do almoço, na Casa do Povo, decorreu o já habitual torneio de sueca. Pelo meio, deu-se a inauguração de uma exposição de fotografias no edifício da antiga Câmara. Logo à noite, a festa continuará com a atuação do grupo ‘As Fiadeiras’ de Soajo (22.00) e o desfile de rusgas (22.30).

Entretanto, para os devotos, o ponto alto deste dia de arranque reside na procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima. Aliás, durante estes dias, o povo de Soajo, e não só, venera os santos que dão nome ao programa litúrgico: as procissões costumam ser bastante participadas e as mesmas servem para fazer e cumprir promessas.

O cartaz do segundo dia de festividades será dominado por três momentos: missa e procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima (11.00), o encontro de tocadores de concertina (17.30) e o espetáculo do grupo ‘Zecadegas’ (21.00).

Por seu lado, o programa de quarta-feira, 14 de agosto, reserva como grandes destaques a procissão de velas em honra de Nossa Senhora das Dores (21.00) e a atuação do grupo ‘Am Show’ (22.00), espetáculo que será interrompido, pela meia-noite, para a tradicional sessão de fogo-de-artifício.

O dia (Santo e feriado) de encerramento da romaria, que é quinta-feira (15 de agosto), tem como cabeças-de-cartaz a missa solene (11.00), seguida procissão em honra de N.ª Senhora das Dores, com andores e figurados, o concerto da Banda de Música de Bingre de Canelas no Largo de Eiró (16.00) e o festival de folclore (21.00), com o Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo, o Rancho Típico Infantil de Vila Verde (Braga), o Grupo Folclórico de Tregosa (Barcelos) e o Rancho Danças e Cantares de S. Jorge.

Integram a Comissão de Festas Américo Peixoto, Filipe Novo, Manuel Amorim e o padre Custódio Branco.  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.