Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.

capa.jpg

O jornal inglês The Guardian, a pensar nas férias do próximo verão, apresentou, recentemente, um itinerário para descobrir Portugal numa “escapada” de fim de semana.

The_Guardian_logo_blue.jpg

Do campismo às paisagens em estado puro e selvagem, dos trilhos às braçadas nas lagoas, da ótima gastronomia aos bons vinhos, é vasto o programa sugerido pela conceituada publicação (com quase duzentos anos de existência), que bafejou os leitores com um eloquente relato sobre o território de Portugal, onde Soajo é um dos “tesouros” retratados para uma evasão longe do stresse.

A autora do artigo, Edwina Pitcher, salienta que, “longe dos empreendimentos turísticos na costa, Portugal é um lugar mágico onde o tempo não existe”, apontando o norte e o interior, pelas “montanhas selvagens” e “lagos cintilantes”, como propostas a não perder.

No itinerário a norte, a articulista, apesar de contaminada por referências geográficas erradas, recomenda, como pontos de passagem e de usufruto, a serra e a freguesia de Soajo, onde “as vistas são de cortar a respiração”.

Na sua prosa, devidamente ilustrada, Pitcher lembra o “coração” do Parque Nacional, com a sua floresta selvagem (agora parcialmente calcinada devidos aos incêndios), onde vivem veados, lobos-ibéricos, equinos e outras espécies típicas da região. Destaca a lagoa do Poço Negro, que emerge de uma cascata no rio Adrão. E, nas proximidades de Soajo, o passeio pode “estacionar” no mosteiro de Ermelo (ou no que resta dele) e nas ruínas do castelo de Lindoso.

Rendida aos encantos do Alto Minho, Edwina Pitcher publicou, em tempos, o volume Wild Guide Portugal, do qual foram retirados este e outros roteiros em solo português.

img_828x523$2017_04_18_12_21_11_52533.jpg

Fotos: Edwina Pitcher

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.