Steven da Costa candidato ao ouro olímpico
Tem raízes em Soajo (Paradela), o principal candidato ao ouro na modalidade de karaté (na categoria de -67 kg) nas olimpíadas que se estão a disputar no Japão. O multicampeão Steven da Costa entra no tatami no próximo dia 5 de agosto e em termos teóricos o veterano Darkhan Assadilov é o seu principal oponente. Nas duas vezes que se defrontaram em finais de 2020, o lusofrancês de 24 anos levou a melhor sobre o karateca do Cazaquistão, prestes a completar 34 anos.
A preparação de Steven da Costa tem sido feita longe dos pais e irmãos, que respiram karaté. “É uma pena que meus pais não possam estar em Tóquio. Isso tira-me alguma alegria, porque eles seguem-me por todo o lado, mas, desta vez, não poderão estar presentes no maior desafio da minha carreira”, disse o karateca à imprensa francesa.
Senhor de um palmarés de luxo (campeão do Mundo em 2018 e terceiro em 2016, bem como campeão da Europa em 2016 e 2019), Steven da Costa tudo fará para escrever história em Tóquio – o karaté é pela primeira vez modalidade olímpica, mas já não o será nas próximas olimpíadas marcadas para Paris em 2024.
Foto | Internet