Tem raízes em Soajo (Paradela) o campeão olímpico na modalidade de karaté, na categoria de -67 kg, cujo concurso se disputou em Tóquio (Japão) esta quinta-feira, 5 de agosto. O multicampeão Steven da Costa, que representa a França e é irmão dos também karatecas Jessie e Logan, confirmou plenamente no tatami o favoritismo que lhe era atribuído e ofereceu a primeira medalha de ouro ao país do Hexágono na história das olimpíadas.
Mas a pressão de ganhar não ajudou à desinibição do karateca de 24 anos e, por isso, o percurso até à coroação final foi tudo menos fácil. Steven venceu três dos quatro combates na fase de grupos, garantindo o apuramento para a meia-final, onde destronou o veterano cazaque Darkhan Assadilov (prestes a completar 34 anos), o seu principal oponente, a quem ganhou, por 5-2. Na grande final, o karateca treinado pelo soajeiro Michel da Costa (pai) levou a melhor sobre o turco Eray Samdan (5-0), impondo-se como o “rei” da modalidade.
Senhor de um palmarés de luxo (campeão do Mundo em 2018 e terceiro em 2016, bem como campeão da Europa em 2016 e 2019), Steven da Costa, devido à pandemia, teve de fazer uma preparação longe da família, mas nem isso evitou que escrevesse em Tóquio mais uma página dourada da sua carreira.
De referir que o karaté é pela primeira vez modalidade olímpica nesta edição do Japão, mas já não o será nas próximas olimpíadas marcadas para Paris, em 2024.
Foto | Reuters
