Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Soajo em Notícia

Este blogue pretende ser uma “janela” da Terra para o mundo. Surgiu com a motivação de dar notícias atualizadas de Soajo. Dinamizado por Rosalina Araújo e Armando Brito. Leia-o e divulgue-o.



Terça-feira, 08.01.19

Trilho de Soajo em candidatura para ser homologado pela Federação

IMG_4029

O percurso “Caminhos do Pão, Caminhos da Fé” integra uma candidatura que a CIM Alto Minho vai efetuar no próximo dia 11 de janeiro com vista à sua homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

No âmbito da iniciativa “Alto Minho Greenways4you”, foram aprovados pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, no passado dia 4 de janeiro, os termos de referência para o fornecimento de sinalética interpretativa, direcional e de segurança, bem como a disponibilização do plano de marketing e comercialização da rede, com o objetivo de valorizar e promover o trilho “Caminhos do Pão, Caminhos da Fé” (pequena rota). Também o “Trilho do Glaciar e do Alto Vez” (Sistelo) figura na lista.

O famoso trilho de Soajo, com uma extensão de cinco quilómetros, é uma pequena viagem com vários pontos de interesse: ciclo do pão (cultura do milho, que praticamente já não existe), núcleo de moinhos, espigueiros e caminhos da fé.

Para a vereadora do Desporto, “as necessidades identificadas nesta operação são a sinalização dentro do perímetro, as placas de identificação e os painéis interpretativos no início e no fim do percurso”, sublinha Emília Cerdeira, estimando 16 mil euros para a componente de sinalização e um preço base de 4990 euros para o plano de marketing adstrito ao concelho arcuense.

Se tudo correr como o esperado, os trilhos a candidatar verão atribuída uma carta de homologação emitida pela FCMP. Esta carta é um certificado de qualidade com validade de cinco anos, período durante o qual o Município de Arcos de Valdevez terá de manter estes percursos de pequena rota nas devidas condições.

A homologação dos trilhos é uma garantia da entidade certificadora em relação à prática do pedestrianismo, segurança dos caminheiros, salvaguarda do meio onde a modalidade se realiza e uma aposta na divulgação da atividade dentro e fora de portas.

Atualmente, "o trilho da Peneda é o único que se encontra homologado a nível concelhio", mas o trilho interpretativo do Mezio, pelo menos, já "está sinalizado" conforme os procedimentos recomendados, segundo revela Emília Cerdeira.

Para além dos percursos referidos, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez equaciona a possibilidade de “alargar o número de trilhos com certificação, havendo verba para esse efeito”, adianta o presidente da edilidade.

“É importante estarmos em rede e em articulação com outras redes europeias, pois os trilhos são um grande motivo de visitação”, justifica João Manuel Esteves.

Esta ação da CIM Alto Minho, abarcando um total de 258 mil euros, visa a promoção do património natural e paisagístico, a divulgação de pequenas rotas e a difusão da prática pedestrianista.

IMG_4073

IMG_4012

IMG_4026

IMG_3956

IMG_3977

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Soajo em Notícia às 18:00



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031