O ano que está prestes a terminar foi, tudo indica, o melhor de sempre em termos turísticos, seguindo o registo nacional com recordes de visitação.
Nas páginas de reservas online, os turistas que estiveram hospedados em Soajo gabam o alojamento, a rusticidade do lugar, a simpatia das gentes, a restauração, a monumentalidade e as paisagens.
Os comentários a seguir apresentados, aleatoriamente, são o testemunho de dez hóspedes (portugueses e estrangeiros) que estiveram alojados alguns dias em Soajo (entre janeiro de 2016 e finais de 2017). Para não beneficiar certos promotores e, eventualmente, prejudicar outros, optou o blogue Soajo em Notícia por omitir as referências quer aos nomes das casas de turismo quer aos respetivos operadores.
. Cláudia: “Fui muito bem recebida e orientada […] numa casa muito típica e acolhedora […]. Adorei”.
. Bertilina: “Adoramos a estada e a vila de Soajo. A casa é bastante acolhedora e airosa. […] Voltaremos”.
. Rita: “Excelente acolhimento. Uma casa fantástica, muito confortável e de extremo bom gosto. […] Não vemos a hora de voltar! Obrigada por tudo […]”.
. Anónimo: “Escolhemos este local pela tranquilidade, conforto e pela facilidade de acesso aos trilhos. A casa é muito acolhedora e tem aquele charme num lugar quase inimitável. […] Voltaremos com certeza”.
. Assaf: “Foi uma experiência única e incrível (!!!!) no melhor lugar para ficar na região do Minho. Durante três noites inesquecíveis, estivemos no céu do país. […] Soajo é um paraíso perdido. […] Quando voltarmos a Portugal, sabemos bem para onde ir. A partir de agora, o leitor também sabe”.
. Kate: Tivemos uma estada fantástica […]. A casa é rústica, asseada e muito espaçosa. […] As vistas dos espigueiros são deslumbrantes […]. Soajo é uma vila perfeita para explorar […]”.
. Bridget: “É um dos mais bonitos lugares onde já fiquei hospedada. […] A padaria e os restaurantes são particularmente bons. […] A comida é absolutamente deliciosa! Soajo é um sítio fantástico para visitar e ficar. Recomendo”.
. Anónimo: “Soajo é maravilhoso (já conhecia): sossego absoluto. […] A área envolvente (serra, vales e aldeias) também é maravilhosa (já conhecia). [Há] poucos turistas (excelente). Se deixar de ser quase segredo, Soajo talvez perca os seus encantos”.
. Paula: “Uma estada agradável e muito tranquila, exceto quando o galo canta às 5.00 da manhã, o que para mim faz parte do charme”.
. Lúcia: A casa é tal qual o que se vê no anúncio. É um lugar rústico com muito encanto, onde […] se pode descansar e desligar de tudo”.
Fotos: Soajo em Notícia, António Neto ("Santiago"), Soajo Nomadis e Wikiloc.