Vários convívios de S. João
É já amanhã. A Casa do Povo de Soajo organiza, esta sexta-feira, 23 de junho, o tradicional convívio de S. João, na sede da referida associação. O início da festa está marcado para as 19.00.
Mas antes dos comes e bebes e da animação, se for respeitada uma tradição ancestral, será erguido um arco vistoso, onde, segundo o ritual, serão pendurados balões, fitas, fruta da época, apetrechos e outros enfeites.
Na hora do convívio à mesa, os festivaleiros vão degustar um recheado menu, que engloba sardinhas (as melhores do mercado), barriguinhas e caldo-verde, pitéus regados com bom vinho.
Depois, o recinto encher-se-á de animação, com o arraial à moda de Soajo. As danças e os cantares, ao som das concertinas, prolongar-se-ão até às primeiras horas de sábado.
Como de costume, os voluntários (da Associação e não só) serão a “alma” da festa.
Está prometido, portanto, um ambiente festivo, com boa comida e (re)encontro de várias gerações...
Entretanto, também amanhã, e à mesma hora, o Café do Eiró promete, de igual modo, um S. João com os “ingredientes” todos: sardinha, caldo-verde e concertinas.
No dia 24, sábado, pelas 20.00, é a vez de a Associação Cultural e Desportiva dos Amigos de Vilarinho das Quartas festejar o S. João, com sardinhas, broa, caldo-verde e vinho. As concertinas são presença obrigatória.
O mesmo “prato” será servido em Cunhas, onde, domingo, 25 de junho (19.00), a Associação Sociocultural dos Moradores leva a efeito uma “típica sardinhada, acompanhada de salada biológica e caldo-verde.